Simplesmente Escutar

É preciso dar-nos o tempo necessário a escutar o que já trazemos, versus o que aprendemos e acumulamos.

Escutar as nossas emoções faz parte de um desenvolvimento psíquico e espiritual que nem sempre queremos realizar. É duro, doloroso, desgastante. 

Nesse processo de escutar as nossas emoções, das mais complexas às mais elementares, começamos a compreender as suas raízes, o seu movimento interno, o que provoca a sua fúria e só de Observar (!) já estamos a conseguir aquietar e dirigir.

A raiz da dor precisa ser aceite e perdoada como parte da nossa história e a emoção por ela provocada precisa ser acolhida, escutada e amada - sim amada! Porque ela faz parte de ti e sem saberes ou quereres, ela é mestre na tua vida. 

Não posso ousar dizer que é fácil. Quantas vezes fugi eu dela - da dor? Quantas vezes.....e ao querer escapar, escorreguei e caí, e mais ela se apresentava à minha frente como uma grande guerreira à espera da sua tão necessária pugna. Durante anos não a compreendi, e só agora estou a vislumbrar a sua pequena magia que acredito ser ciclópica.

Olho-te nos olhos, sinto-te no coração e quero conhecer-te tão profundamente que te consiga transformar em meu guia interno e em claridade espiritual.

Coragem nunca me faltou até para fazer as coisas mais erradas!





Joana Zilhão
in spiritum

17 Setembro 2024

 Mas será que pensam que somos realmente parvos?

(alguns são realmente parvos, e quanto a esses pouco, muito pouco se pode fazer)!

Como se acredita que fogos de proporções que atingem o nosso país acontecem pelo calor, e ainda por cima com aviso prévio? 

A mão invisível assassina e destruidora que se manifesta cada vez mais visível, não se cansa em esforços para nos desgastar.

Tudo está no seu lugar. Os grandes impérios nunca duraram muito tempo. Têm o seu apogeu mas não estrutura para se manter. 

Este império tecnocrata que se quer impor e manifestar contra a humanidade também terá o seu fim. 

Até lá, façamos a nossa parte.





Todos nós podemos fazer coisas extraordinárias, porque todos nós somos seres Extraordinários.

Basta estarmos focados naquilo que realmente nos dá prazer em fazer, estar e Ser. Basta colocar o nosso coração no que amamos verdadeiramente que a magia acontece. 

Se por um lado a sociedade actual consumista e escravagista nos impele a fazer coisas que nos desagradam e nos adoecem, por outro lado podemos ser resistentes e manter o foco na alegria contagiante de estar vivo, de aprender, crescer, e partilhar alegrias e conquistas pessoais com o mundo.

Podemos olhar para um copo cheio de nada ou para um copo com um pequeno fundo da vastidão que nos inspira. É uma escolha nossa. 

E como nos mantemos focados e inspirados? Isso é simples. Procuramos a resposta dentro de nós, escutando o nosso Ser individual mais perfeito em instantes de meditação. 

*Sabendo que ao contemplar este Ser em meditação vamos ficar espantados ao perceber que somos todos o mesmo*











Eu e tu!

Não procures ver a minha beleza exterior - ela vive no meu interior.

O azul dos meus olhos lê com profundidade e beleza, num só vislumbre, o que tens dentro de ti. Ajudo-te a compreenderes, se assim desejares.

Não procures pelo meu sorriso aberto, mas pela minha alegria e compaixão interna que é capaz de te contagiar e levar para esses lugares dentro de ti. 

Ao olhares para mim, não repares o contorno do meu rosto, mas o profundo dos meus valores internos, que te podem abrir portas para o teu coração.

Não procures os meus cabelos brancos, procura ouvir a minha experiência de vida que me fez chegar até aqui e, ainda assim, continuar a sorrir, brilhar e experiênciar amores profundos.

Encanta-te pelo que te faço sentir, não pelo que os teus olhos te mostram. 

Mas, atenção! Não confundas o amor do espírito com os desejos pequenos do homem.